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quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Business Case e sua importância



Como vender seu projeto ao patrocinador? Quais perguntas serão feitas? O que precisa ser considerado? Como saber se o seu projeto é importante para a empresa? Em quanto tempo terá o retorno sobre o investimento? Essas e muitas outras perguntas podem ser respondidas através da elaboração de um Business Case (plano de negócio).

O Business Case é um guia para orientar na criação de um novo negócio ou empreendimento. Ele descreve como estará estruturado o negócio com base em diferentes perspectivas, como: analise do mercado; fatores econômicos; viabilidade financeira, dentre outros levantamentos necessários que servirão de base para justificar a implementação do novo projeto. Em resumo, o plano de negócios é um instrumento que permite comunicar uma ideia de negócio para vender (internamente ou externamente) ou para obter um financiamento. Trata-se também de uma ferramenta de uso interno para a organização, pois lhe permite validar a viabilidade das suas iniciativas e serve também como métrica de avaliação pós implementação.


Criando um Business Case

Um Business Case de qualidade deve possuir uma justificativa consistente para o investimento, precisa estar alinhado com os planos estratégicos da organização, precisa identificar os benefícios, bem como identificar métodos para mensuração dos benefícios identificados. Além disso ele deverá responder alguns questionamentos, antes e durante o ciclo de vida do projeto, tais como:

Vale a pena iniciar esse projeto?
Por que estamos fazendo esse projeto?
Vale a pena continuarmos com o projeto?
Quais os efeitos colaterais com esse projeto?

O Business Case pode ser adaptado para diferentes negócios ou projetos, podendo ter seu formato mais granulado ou mais detalhista conforme a sua aplicação. Porém ele deve contemplar pelo menos os seguintes itens:

  • Sumário Executivo;
  • Descrição da Oportunidade;
  • Justificativa;
  • Avaliação Estratégica;
  • Avaliação Econômica Financeira;
  • Avaliação Técnica e Operacional;
  • Análise de Risco;
  • Descrição do Projeto;
  • Indicadores de Sucesso do Projeto.


Conclui-se que o objetivo primário do Business Case é garantir que não se desperdice dinheiro implementando soluções sem um foco definido. É necessário descartar soluções que não agregam valor ao negócio das organizações.

Para auxiliá-los na elaboração de um Business Case, elaboramos dois templetes, um em "docx" onde poderá descrever com mais detalhes e outro em "pptx" para apresentação ao patrocinador ou em um comitê por exemplo.

Você já teve a experiência de construir um Business Case do seu projeto? Como foi? Compartilhe nos comentários!

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