Trending
Loading...
domingo, 3 de agosto de 2014

Gold Plating em Projetos

Gold Plating é um termo bem conhecido para os profissionais da área de gerenciamento de projetos. Gold Plating vem do inglês e significa banhar a ouro ou trabalho supérfluo. O gerente ou equipe do projeto adiciona ao escopo do projeto novas funcionalidades ou entregas que não foram solicitadas pelo cliente visando ajudar ou impressionar o cliente, agindo como “adivinhos”.

O intuito de agradar o cliente pode ser bom, porém, é um erro gravíssimo cometer esse tipo de ação, pois além de fazer com que o projeto tenha um esforço adicional e um possível custo superior ao planejado, a qualidade pode ser comprometida.

O PMI (Project Management Institute) abomina essa prática e ressalta no PMBOK, na área de conhecimento do Escopo que o gerenciamento do escopo “inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso”. O controle e entendimento dessa disciplina é fundamental para que o trabalho supérfluo seja evitado.

Há diversas consequências do uso dessa prática, tais como desperdício de tempo pela perda de foco dos executores, risco de tornar-se um ponto adicional de falhas no sistema, insatisfação do cliente, aumento de custos e atrasos significativos no projeto.

Abaixo um vídeo que ilustra a insatisfação do cliente.



Dicas para se evitar o Gold plating pela equipe do projeto:

Mostre à sua equipe o conceito do gold plating e suas possíveis consequências.
Exponha o caminho correto para realizar as mudanças.
Assegure-se de que as equipes saibam qual o objetivo do projeto e que haja consenso sobre o produto final.
Evite projetos com escopo genérico e passível de má interpretação.

Evite o Gold plating e assegure a qualidade das entregas em seu projeto!

1 comentários:

  1. Excelente destaque do pessoal do PMO em Foco!
    Nem sempre quem atua em projetos sabe (ou se lembra) que GERENCIAMENTO DE ESCOPO significa garantir a adequada execução de tudo o que faz parte do trabalho aprovado, bem como GARANTIR QUE NÃO SERÁ EXECUTADO O QUE NÃO FAZ PARTE do trabalho aprovado.
    Além da adequada formação da equipe neste conceito, é IMPORTANTE TAMBÉM mostrar ao cliente que ele mesmo pode estar assumindo riscos futuros ao "exigir" este tipo de "presente" ao longo do projeto.
    Sucesso!

    ResponderExcluir

Copyright © 2012 PMO em Foco03 All Right Reserved
Designed by Oddthemes
Back To Top