Trending
Loading...
domingo, 20 de julho de 2014

PMI-SP realiza Seminário sobre PMO

Estivemos presentes no seminário sobre PMO realizado pelo PMI-SP no dia 18 de Julho e falaremos nesse post sobre os assuntos que foram abordados no seminário, tais como, modelos de PMO, como lidar com as dificuldades, desafios e as técnicas de implantação de um PMO e como evitar a  mortalidade. 


O Seminário começou com a palestra do 7° PMP do Brasil, "Farhad Abdollahyan" que falou sobre como implantar um novo PMO ou reenergizar um PMO existente. Farhad apresentou o método britânico P3O® (Escritórios de Portfólio, Programa e Projeto), alinhado ao PRINCE2, MSP® e ao M_o_R® do Cabinet Office. Este modelo combina um conjunto de princípios, processos e técnicas que facilitam o gerenciamento efetivo de portfólio, programa e projeto por meio de estruturas de apoio, capacitação e desafio.

Critérios para escolha do modelo P30
  • É necessário saber quantos projetos e programas pode controlar e monitorar
  • Atuar na governança através do suporte e auditoria
  • Necessidade da gestão através da falta de planejamento, entrega e qualidades.
O que leva ao fracasso do PMO.
  • Percepção de P30 com overhead
  • Reinventar a roda e outsourcing
  • Dispersa e não integrado.
Justificativa de se ter um P30
  • Definir claramente qual o problema.
  • Identificar os stakeholders.
  • Quais indicadores são necessários.
  • Contribuição aos benefícios estratégicos.

De acordo com Farhad, antes de implantar um P30, deve ser feito um diagnóstico sobre o real problema e necessidades.

Tendência para os próximos anos. O PMO trabalhar mais próximo dos stakeholders.

Em seguida, teve a apresentação da "Heloiza Magrin", que falou sobre o que leva ao fracasso na implantação de PMO's. Foi ressaltado que a causa raiz do fracasso de um PMO é a falta de ser ter foco no cliente. O PMO precisa estar baseado em conceitos, processos e ferramentas, mas acima de tudo, precisa ter foco no Cliente, afirma Heloiza. Ela também apresentou metodologias atuais como Design Thinking, Lean e Canvas Models que auxiliam na implantação de um PMO sustentável.


O seminário, também contou com a presença do "Luiz Del Col abordará", autor do livro "PMO peso pesado". Luiz comentou sobre a importância de se ter uma equipe no PMO que seja apaixonada por cobrar e controlar. Ele explica que para o PMO chegar ao sucesso, precisa ter: cobrança e controle, remoção do "TBD", suporte ao GP, interpretação do status, remoção de tapetes, priorização, time to market e escalation, além da paixão da equipe em atuar no PMO.
Se você não é apaixonado por cobrar e controlar, então você pode ser tudo, menos um PMO.
Luiz explanou sobre Kit que cada PMO deve ter para conseguir exercer bem o seu papel. Dentre os itens do Kit estão relacionados: templates, WBS, Lista de contatos, Matriz de papeis e responsabilidades, Follow ups, Caminho crítico, Status Report, Atas de reuniões, Cronograma, Curva S, Marcos do cronograma, Dashboard, gestão à vista e ferramentas de trabalho.

O seminário também contou com apresentações de três cases de sucessos em organizações públicas, bancárias e multinacionais. Foram ilustrados modelos de status report, reuniões de comitês e suas periodicidades, processo de seleção e priorização dos projetos, tamanho da equipe do PMO, quantidade de projetos das carteiras, pontos chaves para o sucesso na implantação e os desafios enfrentados.

Com ótima qualidade e excelente conteúdo, o seminário possibilitará implantação de PMOs sólidos, sustentáveis e que não atingirão a taxa de mortalidade de dois anos e meio. O seminário contribuiu também para um momento de reflexão sobre os PMOs existentes nas organizações. O PMO está exercendo bem o seu papel? O PMO ainda está agregando valor à organização? Já está na hora de reinventar o PMO? 


Utilize as dicas apresentadas no seminário e tenha sucesso no seu PMO.

By PMO em Foco.




0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2012 PMO em Foco03 All Right Reserved
Designed by Oddthemes
Back To Top